100 anos da Previdência Social no Brasil

100 anos da Previdência Social no Brasil

Juntamente com o Dia da Previdência Social brasileira comemora-se o Dia Nacional do Aposentado, data dedicada aqueles que trabalharam e contribuíram para o desenvolvimento do país.

A Previdência Social brasileira completa neste dia 24 de janeiro, 100 anos. E, vale destacar, como um dos modelos de proteção social mais completos do mundo. É o seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e na longevidade. Oferece benefícios que juntos garantem tranquilidade ao segurado agora e no seu futuro. Mas para isso o trabalhador necessita estar inscrito e contribuir todos os meses para conquistar a qualidade de segurado e, receber os benefícios oferecidos.

Conquista
A data vem com o intuito principal de comemorar uma das conquistas mais significativas do povo brasileiro durante o século XX: Que são os direitos relacionados à previdência social. A data surgiu para homenagear a Lei Eloy Chaves, a qual foi criada em 24 de janeiro de 1923, e sancionada pelo Presidente Arthur Bernardes. Sendo considerada a primeira lei destinada à previdência social no Brasil.

Chaves quem consolidou a base do sistema previdenciário brasileiro. Ele é considerado o patrono da Previdência Social do Brasil. Data em que foi criada a Caixa de Aposentadoria e Pensões para beneficiar os empregados das empresas de estradas de ferro e seus familiares, considerada a primeira lei brasileira de previdência social.

E, que garantia a aposentadoria aos trabalhadores e em caso de morte desse, pensão aos seus dependentes, bem como assistência médica e diminuição no valor dos medicamentos. Eloy Chaves também foi fundador e principal acionista do Banco COMIND, maior instituição financeira do setor privado do Brasil e grande exportador de café, mas tornou-se conhecido por ter proposto a legislação que daria origem a Previdência Social.

Após a promulgação desta lei, outras empresas foram beneficiadas e seus empregados passaram a ser socialmente protegidos. Juntamente com o Dia da Previdência Social brasileira também é comemorado o Dia Nacional do Aposentado, data dedicada aqueles que trabalharam e contribuíram para o desenvolvimento do país. Criada a partir da Lei 6.926 de 1.981 de autoria do ex-deputado federal Benedito.

Trabalho em conjunto
Trabalham em conjunto para o funcionamento desta seguridade social o Ministério da Previdência Social (MPS), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC). Uma das maiores do mundo, a Previdência Social brasileira é também distribuidora de renda do país. São mais de 30 milhões de benefícios, totalizando um montante de mais de R$24 bilhões de reais pagos a aposentados e pensionistas rigorosamente todos os meses

Além desta importante data para o trabalhador brasileiro, o dia 24 de janeiro também comemora o Dia Nacional do Idoso. Segundo a Secretaria da Previdência Social, o Brasil tem hoje pouco mais de 19 milhões de aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Atualmente, o brasileiro se aposenta, em média, aos 58 anos e, de cada três aposentados, dois ganham um salário mínimo.

Se você tiver alguma dúvida sobre pensão por morte, aposentadoria, aposentadoria especial, benefícios oferecidos pela Previdência Social, entre em contato conosco, estamos aqui para lhe auxiliar no que for preciso. 

WhatsApp (47) 3310-3900

Whatsapp Envie uma mensagem nosso WhatsApp