A importância da averbação de tempo

A importância da averbação de tempo

Quando o assunto é aposentadoria, muitas dúvidas surgem, principalmente antes de realizar o encaminhamento, pois qualquer erro, seja de informações ou de documentações, pode atrasar o processo da concessão. Por isso a análise detalhada é tão importante. E, antes de qualquer passo é de grande importância saber se o segurado precisa averbar tempo de serviço/contribuição.

Este serviço, realizado administrativamente, também é prestado pela Qualitte50+, é o registro de trabalho dos períodos prestados a órgãos ou empresas pública e privada e que não constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais, o CNIS, documento oficial do Governo Federal. É nele que consta todos os vínculos trabalhistas e contribuições previdenciárias. Ele pode ser acessado no site “Meu INSS”.

Geralmente, são utilizados os seguintes documentos para atualizar o CNIS:

Extrato do FGTS;
Carteira de Trabalho;
Holerite (contracheque);
Contrato de Trabalho;
Declaração de Imposto de Renda;
Rescisão do Contrato de Trabalho;
Fichas de Registro.

Agora vejam os documentos necessários para Averbação de Tempo de Contribuição
  • RG.
  • CPF.
  • Comprovante de Endereço com menos de 90 dias.
  • Ficha Funcional do Servidor (Expedido pelo RH da Prefeitura)
  • Certidão de Tempo de Contribuição (Expedido pelo RH da Prefeitura)
  • Relação das Remunerações de Contribuições – RRC(Expedido pelo RH)

Diante desta lista de documentações, nós da Qualitte50+, sempre destacamos a importância de se guardar documentos originais, caso necessite no futuro.
Vale destacar, que a falta de vínculos pode não ser a única falha encontrada.

Pode ocorrer de não constar a data final de um vínculo de trabalho; valores de salários de contribuição incorretos; função errada, vínculos de trabalhos realizados, dentre outras questões que vão ser corrigidas na averbação.

Por esses motivos a importância de tudo ser bem analisado antes de encaminhar a aposentadoria. Inclusive, vínculos ou salários errados poderão acarretar a perda do direito ao benefício. Ou até mesmo, o valor do benefício poderá ser mais baixo ao de direito.

Na averbação de tempo, os especialistas da Qualitte vão destacar também, se o cliente necessita apresentar o LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais e o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, ou outro laudo.

Durante todo esse processo de colher documentação e, após a averbação ser protocolada junto ao INSS, a Qualitte vai manter o cliente informado e atualizado sobre os serviços desenvolvidos e da movimentação do processo administrativo, através dos canais de comunicação: e-mail e WhatsApp.

As informações também estarão disponíveis através do aplicativo móvel da Qualitte. Basta o cliente entrar com seu usuário e senha, ou, também através da central de atendimento ao cliente.

Se você precisa saber se necessita averbar tempo para encaminhar a sua aposentadoria, nós sugerimos que seja feito um estudo amplo do seu histórico de contribuição. No caso, fazer um planejamento previdenciário. Além de descobrir se vai precisar ou não averbar tempo, terá informações importantes sobre a sua futura aposentadoria. Inclusive saberá a data certa de sua aposentadoria e, poderá escolher o benefício mais vantajoso. Vale lembrar também que a averbação não precisa ser feita somente ao encaminhar a aposentadoria ela pode ser feita bem antes. Nossa equipe está pronta para lhe atender!

Whatsapp Envie uma mensagem nosso WhatsApp