Aposentadoria do Microempreendedor Individual (MEI).
Cada vez mais o MEI (Microempreendedor Individual) é uma figura de destaque na economia brasileira. Esta categoria de...
Continue lendo
De cada 200 mil aposentadorias requeridas mensalmente, 50 mil são concedidas de forma automática
Recentemente uma notícia preocupante foi divulgada pela mídia: o sistema que usa inteligência artificial (robô) do INSS – Instituto Nacional de Seguro Social – de cada quatro pedidos de aposentadoria, um é indeferido. Diante dessa estatística, fica caracterizada a importância de realizar o encaminhamento de aposentadorias e outros serviços administrativos através de profissionais especializados na área.
O caminhoneiro Júlio Roberto de Oliveira Almeida, 51, morador de Charqueadas (RS), é um exemplo de profissional que prefere ter uma empresa especializada para acompanhar todo o processo de sua futura aposentadoria, ele diz ficar despreocupado, ainda mais quando se trata de algo tão importante.
Mesmo faltando três anos para se aposentar, ele se adiantou e contratou a Qualitte para fazer o seu planejamento previdenciário e ficou muito satisfeito com as informações que foram levantadas no estudo. Assim, quando ele for encaminhar a sua aposentadoria, saberá o dia exato, inclusive o valor do seu benefício. Assim, pode evitar erros que o robô poderia cometer. Tais como: indeferir sua aposentadoria, contar menos tempo de contribuição e até diminuir o valor de seu benefício.
Suas contribuições e tempo trabalhado já foram minuciosamente conferidos, também destacada a necessidade de fazer averbações de para reconhecer período rural trabalhado e período que frequentou escola técnica.
De acordo com a coordenadora Pâmela Baldo – o índice é grande de clientes que fazem o planejamento com a Qualitte e, que depois também encaminham a aposentadoria. “Além da confiança que eles têm com a nossa empresa, se preocupam muito com as regras previdenciárias, que são muitas, então ficam com receio de fazer algo errado na hora de encaminhar sozinhos a aposentadoria. Então, para evitar possíveis erros, realizam conosco mais este serviço. E, vale lembrar também, que durante a espera da aposentadoria, sempre estamos em contato com esse cliente através do nosso radar previdenciário, que são informações pontuais enviadas a eles com frequência. Assim, eles sempre estarão bem informados”, destaca.
E, por falar em possíveis erros, Andressa Anesi, 26, proprietária da Anesi Despachante de Doutor Pedrinho (SC), relatou a Qualitte que recentemente um cliente seu a procurou, em decorrência da sua aposentadoria. A empresa de Andresa é parceira da Qualitte. “Ele encaminhou a aposentadoria sozinho e ficou por mais de um ano sem ter informações do INSS de como estava o andamento. Foi quando ele me procurou. A Qualitte ainda foi muito prestativa e analisou como estava o caso dele e fez algumas orientações de como deveria proceder. Ele se arrependeu muito de ter feito tudo sozinho”, destaca a despachante.
Pedidos negados
De cada 200 mil aposentadorias requeridas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mensalmente, 50 mil são concedidas de forma automática. Ou seja, de cada quatro pedidos, três são negados pelos robôs — sistema que usa inteligência artificial e é responsável pelas análises automáticas do instituto desde maio de 2022. Se de um lado a fila de concessões caiu, por outro a quantidade de indeferimentos também cresceu, levando a uma alta do número de recursos apresentados por segurados após terem suas solicitações de benefícios negadas.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) terão mais chances de conseguir a concessão rápida pelo robô aqueles que buscam aposentadoria por idade e que contém, no mínimo, com 15 anos de contribuição e 180 meses de carência regulares e sem qualquer indicador no CNIS.
A análise do INSS deve ser ampla, mas o robô tem uma análise restrita às informações do CNIS (Cadastro Nacional de Informação Social) e àquelas feitas no curso do requerimento, mediante anotações predeterminadas no sistema Meu INSS. Por esses motivos a importância de contratar uma empresa especializada.
Ainda de acordo com o IBDP, algumas situações precisam de prova, como o tempo recolhido fora do prazo, a atividade especial, a incapacidade, a condição de portador de deficiência (PCD), o tempo de efetiva atividade de magistério, o tempo não constante no CNIS, dentre outras situações.
A documentação correta e a forma como você encaminha a sua aposentadoria fazem total diferença na hora da análise do pedido. Procure quem é especialista no assunto para te auxiliar neste momento importante da sua vida. A Qualitte Aposentadorias oferece os serviços de planejamento e encaminhamento de aposentadorias e conta com uma equipe especializada que está pronta para te atender.
Cada vez mais o MEI (Microempreendedor Individual) é uma figura de destaque na economia brasileira. Esta categoria de...
Continue lendo
No âmbito do direito previdenciário, é comum haver trâmites na Justiça de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social...
Continue lendo
Um homem residente do estado do Paraná, que recebeu pensão por morte durante 4 meses após o falecimento da esposa, teve o...
Continue lendo