Quem canta, dança e sorri seus males espanta

Quem canta, dança e sorri seus males espanta

Nos tempos atuais, público longevo está mais ativo, quer dançar, se exercitar e estar presente no convívio social

Você sabia que, no ano de 2.400 a.C., a expectativa de vida era de 17 anos? E agora pense quantas pessoas você conhece com mais de 80. Longevidade é a capacidade do ser humano de viver cada vez mais, e melhor.
O primeiro “salto de longevidade” que se tem conhecimento ocorreu no século XIX, onde a expectativa de vida era de 30 anos.

Já quem nasceu na década de 1930 já podia esperar viver até 55 anos. Atualmente, nos países desenvolvidos, essa expectativa é de 84 anos, enquanto no Brasil está entre 75 e 76 anos. Porém, para isso, a saúde é fundamental. Como alguém pode viver bem aos 80 anos? Somente se mantiver o equilíbrio entre estudo, trabalho e lazer por toda a sua vida. Você tem cuidado de você e de quem ama?

Legado longevo

Bell Jesus, 51 anos, é apresentadora, uma paixão e conquista profissional. Mas ela tem outra paixão, dá aula de dança para a público longevo. Bell explica que a prática de dança para seus alunos, sendo o mais novo com 63 anos e o mais velho com 93, promove muitos benefícios como; combate ao estresse, o estímulo e a oxigenação do cérebro, o movimento dos músculos, a proteção das articulações, além da melhora da flexibilidade, do equilíbrio e da postura. “E tem um outro fator de grande importância, o convívio social.

“Assim como eu ensino, eu também aprendo com eles. Isso é muito gratificante. Trocamos conhecimentos, aprendemos um com o outro”, diz orgulhosa. Bell revela ainda que, quando se depara com seus alunos conversando, dando risadas, depois de tudo que passaram no momento crítico da pandemia, tudo se torna muito gratificante. “Quero deixar um legado. Quero que lá no futuro, meus netos, bisnetos, saibam que fiz um trabalho com a melhor idade com muita alegria e diversão”. A profissional dá aulas de dança duas vezes por semana na Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú.

Alimentação x Exercícios
Além de dança e sorrisos, uma preparação física através de exercícios e alimentação adequada também são fatores muito importantes.
“É muito importante movimentar os músculos, pois com o tempo eles vão atrofiando. É importante ter mobilidade e força muscular, por isso a importância de se ter uma atividade física na melhor idade”, ensina a preparadora física Mirela Martite, 43.

A profissional alerta, que alguns idosos tem problemas relacionados a movimentação, por isso possuem algumas restrições. Destaca a importância de se fazer uma avaliação física e também a hidroginástica.
“Para cada um, existe uma atividade física específica mas o importante é não parar. Uma caminhada ajuda bastante, inclusive as pessoas que têm diabetes”, pontua.

Para a profissional, o melhor remédio é a atividade física, destaca que nem sempre o uso exagerado de medicamentos é a melhor saída. Ela também indica a avaliação com uma nutricionista, diz acreditar que esta profissão caminha lado a lado à sua, de educadora física ; “uma complementa a outra”, finaliza.

 

 

#descomplique #vivatodasuavida #sejaQualitte #Qualitte50+ #aposentadoria

Whatsapp Envie uma mensagem nosso WhatsApp