Regras de transição para mulheres se aposentar em 2023

Regras de transição para mulheres se aposentar em 2023

As novas regras de transição para mulheres se aposentar neste ano, já começaram a valer. Por isso é bom todas ficarem atentas! E para isso, a Qualitte Aposentadorias traz todas as informações dessas mudanças.

Muitas mulheres tem dupla jornada de trabalho. Além de terem um emprego fora de casa, quando retornam aos seus lares têm mais e mais funções a serem feitas. Então, o momento em que chega a tão sonhada aposentadoria, é para comemorar.

Para dar entrada no pedido de aposentadoria, é necessário cumprir alguns pré-requisitos. Esses pré-requisitos mudaram faz pouco tempo, em decorrência da reforma da previdência de 2019. Com isso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve conceder a aposentadoria apenas para quem se encaixa nas novas regras.

Isso acontece, para quem estava prestes a se aposentar e não prejudicar essas pessoas, por isso foram criadas algumas regras de transição.

Tempo de contribuição/idade mínima

Em 2023, as mulheres precisarão ter 58 anos para se aposentar. O tempo mínimo de contribuição exigido é de 30 anos. O cálculo usa a média de todos os seus salários a partir de 07/1994 e multiplica por 60% + 2% para cada ano acima de 20 anos de tempo de contribuição para os homens e acima de 15 anos para as mulheres.

Idade mínima progressiva

No ano passado, para que uma mulher pudesse se aposentar, ela deveria ter no mínimo 57 anos e seis meses; neste ano, ela precisa ter 58 anos. Vamos explicar: Isso acontece porque as idades estão aumentando progressivamente até 2031, em decorrência da regra de transição, quando a idade mínima para se aposentar será 62 anos.

Aposentadoria por idade

A idade mínima para que uma mulher possa dar entrada no pedido de aposentadoria também foi alterado. Agora ela deve ter pelo menos 62 anos.

Pontuação

Nesta modalidade de aposentadoria, a mulher deve ter uma pontuação mínima para conseguir o benefício, onde vai ser somada a idade com o tempo de contribuição. Em 2023, ela deve obter 90 pontos, número que vai ser acrescido de mais um ponto a cada ano até 2031, quando o total de pontos será de 100. É preciso mencionar que a mulher deve ter contribuído com o INSS por pelo menos 30 anos para conseguir se aposentar por essa regra.

Além dessas quatro modalidades, que tiveram mudanças neste ano, também existe a aposentadoria de pedágio 50% e pedágio 100% mas que não sofreram alterações.

A Qualitte Aposentadorias está preparada com profissionais especializados para sanar todas as suas dúvidas e encaminhar a sua aposentadoria com o planejamento correto.

 

 

Whatsapp Envie uma mensagem nosso WhatsApp