Tempo de serviço no exército pode influenciar positivamente na aposentadoria

Tempo de serviço no exército pode influenciar positivamente na sua aposentadoria

Na hora de planejar a aposentadoria dos clientes Qualitte, sempre buscamos ao máximo todas as informações do seu histórico de contribuição e também de informações externas, que não estão no CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais.

O intuito, além de buscar o melhor benefício, também é aumentar o tempo de contribuição para quem sabe, antecipar a sua aposentadoria. Como é o caso daqueles que têm tempo de serviço militar, obrigatório ou voluntário. Você sabia que isso é possível?

O período de serviço militar pode ser comprovado por meio de três documentos.

– Certificado de Reservista

– Certidão da Junta Militar

– Certidão de Tempo de Contribuição (CTC)

Algo que sempre lembramos aos nossos clientes, é a importância de manter a sua documentação conservada e legível. Seja no INSS, em um pedido administrativo, seja na Justiça, em um pedido judicial, apenas documentos legíveis, com informações nítidas, são aceitos.

A consequência disso, da comprovação de um tempo de serviço militar, pode servir para aumentar seu tempo de contribuição antecipando sua aposentadoria ou quem sabe possibilitando um benefício mais vantajoso. E vale lembrar que, independentemente de quanto tempo você exerceu serviço militar, todo esse período pode ser válido para a contagem de tempo de contribuição.

Porém, o INSS não reconhece o período no exército por conta própria, por isso toda atenção quanto a essas informações é de grande importância no momento da aposentadoria.

No entanto, você vai precisar tomar cuidado com o requisito da carência. Para períodos de serviço militar (obrigatório ou voluntário) anteriores à Reforma da Previdência (13/11/2019), o INSS não considera para fins de carência. Mas, há possibilidade de discuti-los na via judicial. Por outro lado, se o seu tempo de serviço militar tiver ocorrido após a Reforma, o INSS conta para a carência, segundo a Instrução Normativa (IN) 128/2022.

A carência, é o número mínimo de contribuições exigidas, contada em meses, que qualquer segurado precisa ter para ter direito a um benefício previdenciário. Alguns benefícios dispensam carência, outros não e ainda, ela varia de acordo com cada espécie de benefício.

Em decorrências desses detalhes tão importantes, e que podem afetar diretamente sua aposentadoria, durante o preenchimento do questionário do Planejamento Previdenciário da Qualitte, o serviço militar é levado em conta. Assim, nossa equipe estará preparada para orientar o cliente quanto a documentação necessária e as vantagens desta inclusão de tempo na aposentadoria.

Whatsapp Envie uma mensagem nosso WhatsApp