Valorização da maturidade e experiência de vida

Valorização da maturidade e experiência de vida

A Qualitte Aposentadorias não leva em conta se o candidato à vaga oferecida é jovem, mas sim que se identifique com seus clientes.

Muitas pessoas começam a trabalhar cedo, ainda na adolescência. Passam o maior tempo de suas vidas em alguma atividade profissional e, quando chega a tão esperada aposentadoria, não precisam mais cumprir com obrigações ou seguir horários, querem descansar, passear, curtir a vida, mas nem todos pensam assim, muitos aposentados continuam na ativa.

Sonia Uzeloto, tem 61 anos, é aposentada mas continua a trabalhar formalmente, com carteira assinada e a garantia de todos os direitos trabalhistas. Trabalhou por 44 anos na área administrativa e na educação. Atualmente atua como assistente comercial na Qualitte Aposentadorias. Sonia destacou que nunca pensou em se aposentar e parar de trabalhar, admite que precisa dessa renda e que também continua em atividade profissional porque gosta.

Sobre a integração no ambiente de trabalho, Sonia conta que foi bem aceita pelas colegas, que são mais jovens e, que não sofreu nenhum tipo de preconceito ou etarismo – que é a discriminação pelo estereótipo da pessoa na sua faixa etária.

“Me sinto uma menininha no meio delas (risos), isso é revigorante. Elas fazem parte do meu dia a dia. Quando converso com o meu marido, sempre falo sobre cada uma delas. Esse é um dos motivos que me faz levantar cedo: trabalhar em um ambiente gostoso”, reflete.

Oportunidades
Cristiane Silva do departamento de Recursos Humanos da Qualitte, explica que a empresa tem a política de dar oportunidades para pessoas 50mais, por elas apresentarem maturidade nas tomadas de decisões. Acrescenta que esta postura da empresa ocorre em decorrência da experiência de vida e profissional do futuro colaborador e também por ele se encaixar no perfil do próprio cliente da empresa.

“Tendo em vista que a Qualitte presta serviços a esta faixa etária, optamos em contratar profissionais justamente por terem vivido esta experiência”, disse. Cristiane também destaca que com esta postura da empresa, consequentemente se consegue despertar nos próprios profissionais  50mais, talentos surpreendentes, tanto para a empresa quanto para o profissional. “Cito como exemplo a Sonia. Ela não tinha experiência na área comercial. Ela superou suas próprias expectativas e as nossas também”, finaliza a profissional.

Perspectiva de vida
Ainda que o percentual de pessoas acima de 60 anos no mercado de trabalho venha crescendo – bateu o recorde de 7,9% no segundo trimestre de 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – apenas 26% têm carteira assinada. A maior parte ainda está na informalidade ou em ocupações por conta própria.

O estudo também aponta que, o Brasil em um curto espaço de tempo, deixará de ser um país jovem para se tornar um país com predominância de pessoas idosas, em decorrência à queda na taxa de natalidade (número de nascimentos por ano) e ao aumento da expectativa média de vida que atualmente é de 71,3 anos, e que, estima-se, deve passar para 76 anos em 2024 e, 81 anos em 2050. Então, para concluir, se hoje o Brasil tem uma população de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos, daqui a duas décadas, esse número poderá dobrar para 30 milhões.

A Qualitte preza por este perfil de colaborador, porque valoriza a maturidade e experiência de vida.

Whatsapp Envie uma mensagem nosso WhatsApp