Aposentadoria do Microempreendedor Individual (MEI).
Cada vez mais o MEI (Microempreendedor Individual) é uma figura de destaque na economia brasileira. Esta categoria de...
Continue lendo
Você sabia que também tem direitos junto ao INSS - Instituto Nacional de Seguro Social? Inclusive se aposentar. A Qualitte Aposentadorias está aqui para sanar as dúvidas de nossas amigas dona de casa.
Muitos ainda não sabem, mas dona de casa é uma profissão. Ela está regulamentada no Brasil desde 1991, por isso elas têm direito, sim, de usufruir dos benefícios previdenciários oferecidos pelo governo. É o segurado facultativo.
Os segurados facultativos são aqueles vinculados ao Sistema Previdenciário por sua vontade, diferente dos segurados obrigatórios que são filiados por decisão da Lei. Dessa forma, os segurados facultativos participam e contribuem mesmo que não estejam exercendo atividades remuneradas, como é o caso das donas de casa.
O valor da contribuição como segurado facultativo pode ser de 5% para baixa renda, 11% sobre o salário mínimo ou 20% sobre o valor definido por você.
Essa classe trabalhadora também pode receber aposentadoria e outros benefícios do INSS, lógico, desde que faça os pagamentos mensais para a Previdência Social. Por isso, um simples planejamento, pode fazer toda a diferença no futuro das donas de casas.
A contribuição com a Previdência Social, garante outros benefícios além das aposentadorias citadas, como a aposentadoria por invalidez, o auxílio doença, o salário maternidade, a pensão por morte e o auxílio reclusão, respeitando o tempo de carência de cada um.
Veja quais são os benefícios que a dona de casa tem direito e seus respectivos tempos de carência:
• Aposentadoria por idade – 180 contribuições mensais;
• Aposentadoria por tempo de contribuição – 180 contribuições mensais;
• Aposentadoria por invalidez – 12 contribuições mensais;
• Auxílio-doença – 12 contribuições mensais; o trabalhador que sofre algum acidente ou fica doente.
Qual o valor do INSS para dona do lar 2022?
O cálculo será feito em alíquotas de contribuição – aplicadas em cada faixa de salário, até o teto do INSS, que é o valor máximo que pode ser recebido pelo trabalhador. Em 2022, o teto do INSS está em R$ 7.087,22.
A equipe da Qualitte Aposentadorias está disponível para atender vocês e, fazer seu planejamento e encaminhamento de aposentadoria ciente de todos seus direitos.
Cada vez mais o MEI (Microempreendedor Individual) é uma figura de destaque na economia brasileira. Esta categoria de...
Continue lendo
No âmbito do direito previdenciário, é comum haver trâmites na Justiça de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social...
Continue lendo
Um homem residente do estado do Paraná, que recebeu pensão por morte durante 4 meses após o falecimento da esposa, teve o...
Continue lendo