A Averbação de Tempo de Serviço é a incorporação do tempo de contribuição de vínculos anteriores ao vínculo atual, de forma que o tempo de outras instituições públicas ou privadas seja somado ao atual no quesito “tempo de contribuição”.
Os segurados especiais podem averbar o tempo que trabalharam em regime de economia familiar nas seguintes condições: produtor rural, pescador artesanal, indígena, seringueiro, extrativista vegetal, membros da família do segurado especial que ajudam nas atividades relacionadas.
Averbações de tempo decorrente de exercício de atividade em condições especiais de trabalho, onde o trabalhador está exposto a agentes nocivos (químicos, físicos ou biológicos) prejudiciais à saúde ou à integridade física.
Tempo de serviço decorrente de ação trabalhista com reconhecimento de vínculo e não informada.
Ausência de informações de registro no Cadastro Nacional de Informação Social - CNIS contido na carteira de trabalho.
Tempo de serviço militar. E, outros autorizados por lei.
Nosso serviço consiste na análise documental, preenchimento de formulários, ingresso do requerimento administrativo junto ao INSS, acompanhamento do processo administrativo, ingresso e acompanhamento de recurso administrativo (se necessário) e o acompanhamento testemunhal, caso necessário, com o objetivo de comprovar e converter esse período (no todo ou em parte) em tempo de contribuição.
O principal benefício que a averbação de tempo de serviço vai trazer é que o segurado não precisa trabalhar mais que o necessário para se aposentar na data em que é de direito.
A averbação é de extrema importância para que o segurado consiga se aposentar no tempo certo, sem precisar trabalhar mais para isso.
Se o segurado não solicitá-la, provavelmente, ele terá que trabalhar mais para ter um maior tempo de contribuição, quando poderia requerer a averbação e ter se poupado de trabalhar e contribuir por mais tempo.
Portanto, quanto antes o trabalhador completar os requisitos necessários para requerer a sua aposentadoria, mais rápido terá o benefício previdenciário.
A aposentadoria mais conhecida e que mais gera dúvida nos segurados é a aposentadoria por tempo de contribuição, pois, após a Reforma, ela deixou de existir.
Além disso, averbar tempo de serviço para aumentar o tempo de contribuição também é uma forma de crescer o valor mensal da aposentadoria.
Por isso, é importante que o trabalhador esteja sempre conferindo o seu CNIS para verificar que todas as contribuições constam no INSS.
Baixe nosso aplicativo e encaminhe a sua aposentadoria/pensão por morte
Como é realizado o pedido de Averbação de Tempo de Serviço no INSS?
Este pedido administrativo é realizado da mesma forma que um processo de concessão de aposentadoria, no entanto o objetivo é fazer com que o INSS analise o pedido de averbação de tempo de serviço e deixe reconhecido para no futuro ser contabilizado na sua aposentadoria, evitando contratempos e discussões o que atrasaria a concessão futura.
A Qualitte Aposentadorias identifica estas possibilidades através do seu Planejamento Previdenciário e lhe apresenta as vantagens. Além disso auxiliamos na preparação dos documentos necessários e realizamos este pedido, acompanhando e cumprindo todas as exigências feitas pelo INSS, dando todo o suporte necessário para o êxito desta averbação.
Posso fazer a Averbação de Tempo de Serviço junto com o encaminhamento de aposentadoria?
Sim, no entanto no seu Planejamento Previdenciário aconselhamos que faça antecipadamente através da Averbação de Tempo de Serviço. Por ser um processo muito demorado, que pode levar anos para ser reconhecido pelo INSS, irá atrasar concessão de sua aposentadoria sendo realizado somente naquele momento (mesmo processo).
Também existem condições e informações que anos à frente não podem ser provadas o que irá fazer você contribuir por mais tempo.
Não perca tempo e dinheiro, deixe este período reconhecido junto ao INSS e aguarde apenas o “seu momento ideal”!
Um período que aparece na minha CTPS, mas que não foram recolhidas as contribuições pelo meu empregador, contará na minha aposentadoria?
Sim. Havendo comprovação do trabalho prestado, seja pelo vínculo na CTPS ou outro documento, o INSS deverá contar este período como tempo de serviço.
Através do Planejamento Previdenciário iremos realizar simulações, verificar as vantagens desta inclusão lhe orientar como proceder para que seja utilizado este período. Caso seja o seu caso, estamos aqui para lhe ajudar e descomplicar!
Onde solicito os documentos para comprovar que trabalhei ou trabalho exposto a agentes noviços à saúde ou geram risco à minha vida?
Estes documentos, Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) devem ser solicitados junto ao RH da empresa que prestou o serviço.
Contudo, na Qualitte Aposentadorias contamos com uma equipe especializada, técnicos de segurança de trabalho que poderão lhe orientar e avaliar se estes documentos foram preenchidos corretamente, de forma favorável para sua aposentadoria. E ainda, em situações que a empresa esteja inativa ou baixada, vamos lhe orientar sobre outros meios de provas. Não arrisque, seja Qualitte você também!
Qual a modalidade de aposentadoria permite a soma do período trabalhado no meio rural e urbano?
Aposentadoria Híbrida – A Aposentadoria Híbrida (ou Mista) é uma espécie de aposentadoria onde os segurados podem somar os tempos de trabalho urbano e rural visando reunir o tempo necessário para ter direito ao benefício. O serviço de Averbação de Tempo faz o registro desse tempo.