A Qualitte Aposentadorias após realizar o Planejamento Previdenciário sabe o que é necessário para instruir o requerimento administrativo de concessão de benefício previdenciário junto ao INSS, a data e o valor da aposentadora. Portanto chegou o “momento ideal”!
Nosso serviço consiste no encaminhamento do Requerimento Administrativo fundamentado e instruído com todos os documentos, acompanhamento do processo administrativo, acompanhamento testemunhal (se necessário) e o ingresso de recurso administrativo (se necessário), para obtermos o resultado identificado pela opção feita no Planejamento Previdenciário.
Encaminhamento de aposentadoria de forma descomplicada
O encaminhamento a aposentadoria é um serviço complexo. Mesmo após a reforma Previdenciária, aplicada em 2019, ainda gera muitas dúvidas ao trabalhador que sonha com a sua aposentadoria. Porém muitos não sabem como solicitá-la. Abaixo listamos os documentos necessários para entrar com o pedido.
Identificação pessoal, como RG e CPF
Carteira de Trabalho
Extrato de contribuição (CNIS)
Comprovante de residência
Requerimento por escrito
Comprovantes de atividade especial
Carnês de contribuição
Baixe nosso aplicativo e encaminhe a sua aposentadoria/pensão por morte
É comum ocorrer erros nos encaminhamentos à aposentadoria?
Sim, infelizmente. São os temidos e famosos furos do INSS. Na análise prévia é verificado se há períodos sem recolhimento de contribuição ao INSS. No PP esta falha é identificada e o cliente alertado de cada período. Se esses erros passarem batidos, o trabalhador será prejudicado futuramente na sua aposentadoria.
Quanto tempo leva para o INSS conceder uma aposentadoria?
Legalmente não há um consenso quanto ao prazo para o INSS analisar e conceder um benefício. Em 05/02/2021, foi homologado pelo STF um acordo entre o INSS e o Ministério Público Federal em relação aos prazos para análise dos benefícios. Por este acordo, a Aposentadoria por invalidez seria analisada em 45 dias e as demais aposentadorias em 90 dias. No entanto, na prática tem levado em torno de 08 à 18 meses.
Ao me aposentar, posso continuar trabalhando?
Em regra geral, sim. No entanto se for concedida uma aposentadoria especial, o segurado não poderá continuar trabalhando exposto a agentes nocivos à saúde ou de risco à vida.
Posso receber mais de uma aposentadoria?
Sim, desde que sejam concedidas em regimes de contribuição distintos (exemplo: regime geral e regime próprio) e cumpridos os requisitos exigidos em cada regime, sem utilizar-se das mesmas contribuições em ambos.
Posso receber uma aposentadoria especial e continuar trabalhando?
Não. Conforme entendimento pacífico do Supremo Tribunal Federal no Tema 709, fica proibido que o beneficiário de aposentadoria especial desempenhe atividade laboral nociva à sua saúde ou integridade física. Caso continue trabalhando nesta condição, o pagamento do benefício será cessado até que se afaste desta condição.