Dia Internacional da Pessoa Idosa

Dia Internacional da Pessoa Idosa

Qualitte participará ativamente da Semana do Idoso de Balneário Camboriú

No dia 1 de outubro comemoramos o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Nós da Qualitte temos muito orgulho em dizer que para nós o público longevo nos ensina a cada dia com suas experiências de vida.

Na semana do Idoso de Balneário Camboriú, que acontece de 1 a 7 de outubro a Qualitte vai participar ativamente das comemorações. Serão sete dias de muita festa e conscientização. Terá caminhada de valorização da pessoa idosa, apresentações de dança, atrações seresteiras, aula de ginástica, serviços de saúde e beleza, piquenique, gincana e o tradicional Baile Realeza, com a escolha do rei e rainha da festa.

Rodrigo Moratelli, diretor da empresa, destaca que a população brasileira passa por um processo de amadurecimento e longevidade, determinando que os governos e a iniciativa privada se atualizem para garantir estabilidade social e movimento econômico. Para ele, existe carência de políticas públicas para os idosos e, que elas não podem limitar-se a preferência ou reserva de vaga. “Esse momento necessita de programas de reinclusão social, enaltecendo o conhecimento e a experiência, reinventando o labor para os que se aposentaram, mantendo-os ativos, garantindo renda para compensar o aumento de gastos para desfrutar a vida. Isso resgata a dignidade, direitos e deveres como cidadão”, salienta.

Atualmente a ferramenta para garantir a proteção aos direitos da pessoa idosa está prevista no Estatuto do Idoso e confere ao Ministério Público, através da Promotoria Pública, o olhar e a responsabilidade de cuidar dos direitos assegurados, principalmente daqueles que se encontram em situação de risco, sob a ótica da reinclusão social.

Servir ao próximo
O promotor de justiça aposentado Rosan da Rocha, com 40 anos de experiência, contou a equipe da Qualitte que atuou em distintas áreas, tanto na civil como criminal, mas a que mais se identificou, foi com a de proteção e defesa dos direitos humanos. “Nesta pude realizar o que de mais nobre encontra-se em uma pessoa, que é estender as mãos. Ajudar um irmão necessitado e assim procurar diminuir as injustiças sociais”, destaca.
Rosan também comentou que dentre tantas ações desenvolvidas por ele, pode dar maior ênfase na prevenção e proteção à saúde do idoso, proporcionando-lhe lazer, melhor convívio social, acolhimento e combater o preconceito que sofrem.

Inclusive, citou sua preocupação com os idosos em situação de risco, que passam a viver em asilos. “Em nossa região constatei muitas irregularidades e principalmente casos de maus tratos”. Citou o exemplo do Lar São Vicente de Paula, em que, na função pública, atuou no local como fiscal, colaborador, gestor, e hoje está como administrador voluntário, juntamente com outras pessoas que querem melhorar o atendimento aos idosos necessitados e que precisam de um lar digno para viver.

“Me sinto agradecido e lisonjeado por poder realizar esta atividade. Hoje é a minha maior preocupação, mas também é a minha maior alegria e satisfação. Cuidar de idosos, falar com eles, proporcionar-lhes um fim de vida feliz ou menos sofrido é um enorme prazer”, reflete.

O que compete ao MP
• Instaurar o inquérito civil e a ação civil pública, direitos e interesses difusos ou coletivos, individuais indisponíveis e individuais homogêneos;
• Atuar como substituto processual do idoso em situação de risco; • Promover e acompanhar ações de alimentos, interdição e designação de curador especial;
• Promover a revogação de instrumento procuratório do idoso, em situação de risco, quando necessário ou o interesse público o justificar;
• Inspecionar as entidades públicas e particulares de atendimento e os programas( abrigos e outros).
Cabe também a promotoria, fiscalizar as entidades asilares, garantir o direito ao atendimento prioritário, o direito à acessibilidade, o direito à gratuidade no transporte e também a criação de políticas públicas (saúde/assistência social)

 

Whatsapp Envie uma mensagem nosso WhatsApp