Aposentadoria do Microempreendedor Individual (MEI).
Cada vez mais o MEI (Microempreendedor Individual) é uma figura de destaque na economia brasileira. Esta categoria de...
Continue lendo
Um serviço de grande importância para os segurados do Instituto Nacional de Seguro Social e que é feito pela empresa Qualitte Aposentadorias se chama Planejamento Previdenciário (PP), que na prática, é um estudo amplo e cheio de detalhes da vida laborativa do trabalhador.
O que muitas pessoas confundem é, que seria as mesmas informações levantadas na simulação disponível no Meu INSS. Onde o segurado saberá com qual idade vai se aposentar e, em qual categoria de aposentadoria, seja por idade, tempo de contribuição, tempo especial, pontos ou pedágio.
Na verdade, o Planejamento Previdenciário é um estudo bem mais complexo e, que busca o melhor benefício, ação essa, que o INSS não oferece. Ele por exemplo, não vai orientar o trabalhador a trabalhar determinado tempo há mais, para assim, se encaixar em outra categoria de aposentadoria e sendo assim, tem um melhor benefício. E vale destacar que o Planejamento Previdenciário é um estudo totalmente individualizado, cada casa é um caso.
Para se fazer o Planejamento Previdenciário não tem idade específica, sendo que um jovem já pode começar a planejar a sua aposentadoria. Porém, a partir dos 50 anos, é recomendável procurar um especialista e realizar este estudo de grande importância. Assim, o trabalhador terá tempo hábil para saber exatamente quando pode se aposentar, em quais regras se encaixa, programar, quando possível, a renda desejada e se necessário, realizar correções.
O estudo vai comparar a Carteira de Trabalho ou os carnês de contribuição com o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), onde está registrado o histórico das contribuições. Inicialmente será verificado se existem divergências de informações. Tudo vai ser minuciosamente analisado e averiguado, visando saber se todos os registros na Carteira de Trabalho ou contribuições feitas com os carnês realmente constam no INSS.
Sendo que é comum existirem inconsistências, como por exemplo contribuições feitas em um outro NIT – Número de Identificação do Trabalhador, além de períodos sem data de rescisão (data final do vínculo de trabalho), contribuições abaixo do valor mínimo, dentre outras informações.
Todo esse mapeamento será esclarecido no Planejamento Previdenciário, ao contrário da simulação do INSS. O Planejamento Previdenciário vai deixar o segurado ciente destas inconsistências e dos prejuízos que isso acarreta na aposentadoria, inclusive, os clientes da Qualitte são orientados como proceder para corrigi-las, quais os documentos necessários e o momento ideal para fazê-lo.
Além disso, outras situações serão averiguadas, como as profissões que geram direito a uma aposentadoria especial, caso da maioria dos profissionais da saúde, mecânicos, vigilantes, dentre tantas profissões em que os trabalhadores estão expostos a agentes nocivos à saúde ou de risco à vida.
No Planejamento Previdenciário, também são analisadas possíveis averbações de tempo de serviço, que são possibilidades de aumentar o tempo de serviço/contribuição, como por exemplo, quando o trabalhador exerceu pesca artesanal, trabalhou com os pais na lavoura, prestou serviço militar, estudou em escola técnica, dentre outros.
Outro detalhe importante, é que condições físicas, como uma deficiência, podem antecipar a aposentadoria, ou ainda, trazer benefícios na renda mensal do benefício que será concedido, o que será avaliado no Planejamento.
Leia também:
Aposentadoria especial na construção civil
Posso confiar na informação trazida na simulação feita através do “Meu INSS”?
No Planejamento Previdenciário também são analisadas todas as regras e apresento os cenários, que são as possibilidades de quando e como se aposentar. Levando em conta a expectativa de vida projetada pelo IBGE e comparando os cenários, o Planejamento apresenta o valor do retorno do investimento – que é a soma de todos os valores que seriam recebidos da concessão até a expectativa de vida atual.
No Planejamento Previdenciário, são realizadas diferentes projeções de situações para que seja tomada uma decisão precisa e consciente. Analisando os cenários, será possível saber qual a melhor condição para atingir o objetivo, se aposentar.
De acordo com os especialistas da Qualitte, dependendo da espécie de contribuição que é realizada pelo segurado, sendo possível aumentar ou reduzir o valor da contribuição, são apresentadas sugestões para gerar economia ou ainda, aumentar o valor da renda mensal ao se aposentar.
Quer saber mais sobre o Planejamento Previdenciário? Entre em contato com a Qualitte que estamos preparados para ajudar você nesse processo.
Cada vez mais o MEI (Microempreendedor Individual) é uma figura de destaque na economia brasileira. Esta categoria de...
Continue lendo
No âmbito do direito previdenciário, é comum haver trâmites na Justiça de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social...
Continue lendo
Um homem residente do estado do Paraná, que recebeu pensão por morte durante 4 meses após o falecimento da esposa, teve o...
Continue lendo